O uso das redes sociais como ferramenta de vendas

As redes sociais são hoje a Meca para onde estão voltados os olhos e os desejos daqueles que buscam promoção pessoal, ascensão momentânea e popularidade. Isso de um lado. Do outro estão os interesses comerciais e financeiros, sem falar nos políticos. Todos em busca de dividendos sejam pessoais ou comerciais. No final, é tudo a mesma coisa, pois afinal a popularidade nas redes sociais acaba levando a resultados financeiros, em sua maioria. No centro disso tudo está o Facebook com milhões de usuários.

Especialmente no Brasil, o Facebook ganhou formas e contornos bem específicos, com características bem próprias da terra tupiniquim. Um diário aberto ao público onde acontece de tudo. Um espaço de desabafo para uma legião de solitários, um território de resistência política e social para outro tanto de inconformados. É no Facebook onde surgem denúncias, aberrações, vitimização de toda espécie.  E é também na mesma rede social onde surgem ações de solidariedade e engajamento que muitas vezes ganham proporções gigantescas.

Todo mundo fala sobre tudo. Nem sempre de maneira responsável e coerente. Mas falam.

Para se ter uma ideia da dimensão disso tudo, durante o Campus Party 2016 Ime Archibong, diretor de parcerias estratégicas da rede social, revelou números impressionantes: 8 em cada 10 brasileiros estão conectados no Facebook. São nada menos que 99 milhões de usuários ativos no país e desses, 89 milhões são usuários móveis. E é claro que diante de números tão expressivos, a rede chame tanta a atenção.

Há algumas décadas, uma campanha publicitária da marca de biscoitos Tostines colocava o público diante de um dilema: Tostines vende mais porque é fresquinho, ou é fresquinho porque vende mais? Não é preciso dizer que a campanha alcançou sucesso absoluto, um case de muito sucesso e a frase se tornou referencia. Não seria esse o momento de perguntar: O Facebook é tão popular no Brasil porque tem muita novidade ou tem tanta novidade porque é tão popular?

Como ferramenta de negócios o Facebook oferece tantas ou mais vantagens que as demais redes, oferecendo a possibilidade de segmentação muito específica. Quando o planejamento do Marketing é bem elaborado, com uso correto das técnicas e ferramentas disponíveis, o custo benefício acaba sendo muito bom. Mas dentro de um espaço tão amplo para todo tipo de temas e preferencias, o segredo é ter bom conteúdo. Quem consegue chamar a atenção para seu produto, seja pela inovação, comodidade ou vantagens pessoais tem sucesso garantido. Mas não é fácil se destacar nesse oceano de postagens, discussões, análises e diferenças. E por esse motivo, o Facebook e demais redes sociais com fins comerciais, tornou-se um território para profissionais. Só o conhecimento profundo, o estudo técnico aparelhado, a experiência e a criatividade podem criar a possibilidade de geração de bons negócios.

Quem diria que uma rede social lançada em 04 de fevereiro de 2004, pelo estudante de computação da universidade de Harvard – Mark Zuckerberg ganharia tanta importância na vida das pessoas e no mundo dos negócios? Penso que o próprio Mark Zucherberg nunca imaginou.

Paulo Querino

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